Todo mundo gosta de seriados. Essas obras cinematográficas de múltiplos episódios e temporadas podem se transformar em grandes vilões para quem precisa dedicar seu tempo aos estudos. É muito mais divertido e agradável passar o dia em frente à telinha do que lendo uma apostila ou resolvendo exercícios. Fizemos aqui uma lista que pretende unir o útil ao agradável, trazendo 8 seriados para estudar história. As séries passam em diferentes épocas e lugares do mundo e podem te ajudar a entender mais sobre essa matéria.

 

Downton Abbey

Downton Abbey entrou em sua sexta – e última – temporada em 2016. A história começa no exato dia do naufrágio do Titanic, em 12 de abril de 1912, e acompanha as consequências do evento na vida de uma família nobre da Inglaterra. À medida que os anos vão passando, o espectador pode acompanhar a chegada da Primeira Guerra Mundial, o movimento por voto feminino, os conflitos políticos da época e a decadência do sistema social que ainda mantinha tradições do século 19. É um dos melhores seriados para estudar história.

 

Outlander

Mais uma da terra da rainha que está vindo com tudo. Neste drama, Claire é uma enfermeira do exército britânico em 1945, recém-saída da Segunda Guerra Mundial. Em uma viagem ao interior da Escócia, ela é transportada misteriosamente para o ano de 1743, época das revoltas do país contra o domínio inglês. Presa em 200 anos antes do seu tempo, Claire se apaixona pelo guerreiro escocês Jamie Fraser.

 

Roma

Gosta de história antiga? A série Roma retrata o período de transição entre a República e o Império Romano. A produção foi muito bem feita e com muita precisão histórica, por isso é uma ótima pedida se você quiser entender melhor os costumes e a cultura daquele povo. Os conflitos e lutas pelo poder também são muito bem retratados, passando pelas figuras de Júlio César e Marco Antônio. Por isso, se você pretende aprender bastante sobre Roma, arrume já um jeito de assistir. Este é o melhor dos seriados para estudar história romana.

 

The Tudors

Você já deve ter ouvido falar de Henrique VIII, rei da Inglaterra no século 16 e pai da rainha Elizabeth I. Ele foi o responsável por romper com a Igreja Católica e fundar sua própria igreja, além de se separar de sua primeira esposa para casar-se com Ana Bolena, algo impensável para a época. A série The Tudors retrata justamente a vida de Henrique VIII e todas as reviravoltas históricas que aconteceram na época em que governou. É uma boa para estudar a Reforma Religiosa na Europa, com o surgimento da Igreja Anglicana.

 

Boardwalk Empire

Boardwalk Empire apresenta o período da Lei Seca nos EUA, na década de 1920, retratando o surgimento dos impérios de contrabando de bebidas alcoólicas na época. Apesar do assunto tão específico não ser muito a cara do vestibular, o seriado é interessante pelo período histórico em que se passa: a Primeira Guerra recém-terminada, a discriminação racial e de gênero ainda muito latente e, também, o fortalecimento da máfia italiana nos EUA. Vale a pena!

 

The Borgias

The Borgias baseia-se na história da família Bórgia, dinastia muito poderosa, da época do Renascimento, que estabeleceu-se na Itália. Seus membros tornaram-se famosos na cultura popular por sua fama de cruéis, cometendo diversos crimes para se manter no poder e obter mais influência. A série é ótima para dar uma olhada na Itália renascentista e nos jogos de poder do período.

 

Vikings

Vikings é uma produção sobre os exploradores nórdicos. Retrata as invasões bárbaras no período da Alta Idade Média na Europa. É uma verdadeira aula sobre o estilo de vida e da mitologia dos nórdicos, bastante diferente da cultura cristã.

 

Shaka Zulu

A minissérie narra o conflito do início do século 19 entre o império britânico em expansão na África e Shaka, líder da grande nação Zulu. A história do lendário Rei Africano é ressuscitada numa produção épica em 10 capítulos. Na série, é mostrado desde seu exílio enquanto criança às batalhas sangrentas que solidificaram o seu reinado e à forma orgulhosa com que desafiou os colonos britânicos. É um dos ótimos seriados para estudar história africana.

 

 

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *