Não há quem nasça com a habilidade da escrita formada, é algo que precisa ser desenvolvido. Apesar de algumas pessoas já demonstrarem inclinação para a literatura ainda jovens, a maioria dos autores publicaram suas obras mais conhecidas depois que ficaram mais velhos.

Toda a criatividade narrativa dos escritores foi construída através de 3 fatores essenciais:

– Observação sensível do mundo;

– Investimento de tempo na leitura e estudo de obras consagradas;

– Escrita e reescrita incansável na busca da perfeição.

Este assunto, para tanto, sugere uma pergunta interessante: com que idade os escritores renomados publicaram suas obras primas?

Selecionamos aqui alguns autores de renome nacional e internacional para respondermos a indagação.

 

         Carlos Drummond de Andrade

Sentimento do Mundo é um livro de poemas publicado em 1940, quando Drummond tinha 38 anos. Neste livro, o autor mergulha de vez em questões sociais e políticas, revelando sua preocupação com a transformação do mundo durante a ascensão do nazismo e a segunda guerra mundial.

 

         Stephen King

Para muitos críticos e fãs, a obra-prima de King é a série A Torre Negra, que até agora conta com 8 volumes. Esta obra começou a ser escrita quando o autor tinha apenas 19 anos (1966) e até hoje são esperadas mais publicações desta mesma série. Todavia, o livro de maior sucesso comercial foi O Iluminado, publicado em 77 quando King tinha 30 anos.

 

         Fiódor Dostoiévski

Crime e Castigo – o seu livro mais aclamado – foi publicado em 1866, quando o autor estava com seus 45 anos. Neste livro, Dostoiévski explora a degradação do psicológico através da culpa e do sofrimento.  Pela retratação filosófica e psicológica profunda e atemporal dessas questões, seus escritos são comumente chamados de romances filosóficos e romances psicológicos.

 

         Victor Hugo

Os Miseráveis, um dos maiores clássicos da literatura mundial, foi publicado quando Victor Hugo já tinha 60 anos. Porém, o escritor também é autor do grande clássico O Corcunda de Notre-Dame, que foi publicado quando bem mais jovem, aos 29 anos.

 

         J.R.R. Tolkien

This is a 1967 photo of J.R.R. Tolkien. Tolkien is the author of “The Lord of the Rings” and an Oxford University Professor. (AP Photo)

Senhor do Anéis foi uma obra que revolucionou a literatura fantástica, influenciando diretamente muitas gerações de escritores que vieram depois.  A trilogia foi publicada entre 1954 e 1955, quando Tolkien tinha 62 anos, mas a obra começou a ser escrita 17 anos antes.

 

         Machado de Assis

Dom Casmurro foi publicado em 1900, quando o autor tinha 61 anos. Porém, este não foi o primeiro livro consagrado dele. Antes de Dom Casmurro, vieram Helena (1876), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), dentre outros.  Machado de Assis, que era afro-descendente, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império.

 

         Clarice Lispector

Clarice lançou A Hora da Estrela pouco antes de morrer, aos 56 anos, em 1977. Ela publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, com apenas 23 anos. Sua escrita sempre teve o mesmo caráter existencial e enigmático desde a primeira obra, mas seus livros mais famosos e aclamados foram escritos muitos anos depois.

 

         Jack Kerouac

O autor foi um dos escritores renomados pertencente ao movimento literário conhecido como Geração Beat. O seu mais famoso livro, On The Road, foi publicado em 1957 – quando Kerouac tinha 35 anos.

 

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *