Está chegando o dia das provas, e você não conseguiu estudar todos os conteúdos?

O ideal para que você consiga estudar na véspera das provas, é ter duas semanas antes delas. Mas se você não tem esse tempo, não se preocupe.

Leia o texto com dicas de como estudar na véspera das provas:

como estudar na véspera das provas

 

Como estudar na véspera das provas

 

Muitas pessoas acabam deixando para a última hora a revisão de alguns conteúdos, ou até mesmo não tiveram tempo para se preparar durante o ano para os exames no final do ano.

 

Pois mais que existam cursos preparatórios, e os estudantes montem cronogramas, nem sempre as coisas saem como o planejado.

 

A tensão, as horas de aula, o trabalho e diversas outras responsabilidades que tem que ser conciliadas no dia a dia, deve ser feitas de maneira organizada para que você consiga manter-se dentro do cronograma.

 

Mas muitos estudantes não conseguem obedecer a uma rotina pré-estabelecida pelos mais diversos motivos e o dia das provas importantes estão chegando.

 

Você sabe como estudar na véspera das provas?

 

O ideal é que você tenha pelo menos duas semanas antes do dia da prova, mas como muitos tem menos do que duas semanas, existem formas de estudar na véspera das provas que podem melhorar o seu desempenho nelas. Seja com uma semana, 5 dias, ou qualquer tempo disponível que você tenha para dedicar-se ao estudo.

 

Dicas para estudar na véspera das provas

 

A primeira dica é que você comece pesquisando quais os assuntos que mais caem na prova, sabemos que não é possível adivinhar o conteúdo exato que cairá, mas você poderá melhorar o seu desempenho focando em apenas alguns temas ao invés de estudar todos.

 

Após a escolha dos conteúdos que você vai focar nos estudos, é preciso criar um cronograma. É hora de organizar-se e manter o foco no seu objetivo.

 

Depois de fazer o seu cronograma, você já sabe como estudar na véspera das provas.  Use técnicas de memorização como gráficos, resumos, imagens, desenhos, entre outras ferramentas visuais que auxiliem na memorização do conteúdo.

 

com estudar na véspera das provas e ir bem

 

Faça testes, simulados e provas anteriores à edição que você irá participar. É possível encontrar diversos simulados e testes de questões de todas as matérias na internet.

 

O mais indicado é que você refaça as provas mais antigas, por exemplo, se você irá prestar para o enem 2016, refaça as provas nos anos anteriores como os anos de 2015, 2014, 2013, 2012 em diante. Isso fará com que você entenda o conteúdo e a forma como é cobrado na prova.

 

Você criara a habilidade de fazer provas do enem, e isso poderá facilitar muito. Além disso, estudar fazendo questões é a forma mais rápida de como estudar na véspera das provas.

 

Técnicas de memorização para estudar na véspera das provas

 

Outra dica é usar a fala, que é um excelente recurso de memorização, leia os textos em voz alta ou diga-os para amigos e familiares.

 

Grave algumas aulas, tanto online como presenciais para rever quando for estudar. Quanto mais você ouvir e reproduzir o conteúdo mais eles ficaram fixados na sua mente.

 

Mesmo que o tempo seja curto, é importante que você faça intervalos para manter a capacidade do seu cérebro de reter informações. Muitas horas de estudo fará com que você diminuía o seu rendimento e fará com que você sinta mais dificuldade na sua compreensão.

 

Tente organizar as horas de estudos em seu cronograma de maneira que você possa fazer curtos intervalos, descansando sua mente e seu corpo para poder voltar do intervalo com a mente a todo vapor.

 

E por último, mesmo que pareça impossível não desista de concluir tudo que você programou para estudar antes da prova, mesmo que pareça impossível lembre que saber como estudar na véspera da prova você já sabe.

 

Agora o importante é você não desistir de executar as nossas dicas. Siga o cronograma, e vá para a prova seguro de que você não mediu esforços para atingir seus objetivos.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *