Ao longo de sua saga escolar, o estudante acaba por preferir algumas disciplinas em detrimento de outras. Isso é muito natural e faz parte do desenvolvimento de suas habilidades específicas. O principal antagonismo entre as matérias escolares reside em “Humanas x Exatas”. Os estudantes que têm mais afinidade com matérias como Artes, Geografia, História, Filosofia e Sociologia tendem a apresentar maior desenvoltura em graduações da área de Ciências Humanas e Sociais, o que vale igualmente para os cursos de Ciências Exatas para os alunos que se interessam por Matemática, Química e Física.

Com o intuito de auxiliá-lo nessa difícil escolha de qual caminho trilhar em sua vida universitária, o blog Estudando em Londrina traz para vocês esse artigo sobre os principais cursos de graduação das Ciências Humanas:

Ciências Sociais ou Sociologia

Sociologia é a ciência que estuda a sociedade. As ciências sociais estudam características como instituição, funcionamento, organização e formação de diferentes culturas e grupos sociais. Os aspectos sociais das civilizações são os objetos de pesquisa e estudo do sociólogo ou cientista social.

O estudante de sociologia deve se interessar muito por leitura e pesquisa, já que a carga destas práticas é densa e profunda ao longo do curso. Não será admissível preguiça para leituras de obras extensas e complexas, já que estas farão parte do seu cotidiano.

 O sociólogo é muito requisitado em instituições de ensino (como professores), assim como em alguns órgãos públicos e privados que desenvolvem pesquisas sobre a sociedade. A grade curricular do curso consiste comumente em Política, Antropologia, Geografia, História, Economia, Psicologia, etc.

Filosofia

Se você é alguém que não se contenta com respostas prontas e objetivas, o curso de Filosofia pode ser o seu caminho. O filósofo deve ser questionador, reflexivo, argumentador e, novamente, não ter preguiça para leituras e extensas e complexas.

O filósofo é um investigador da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando o senso comum e as aparências sensíveis. Seus estudos se direcionam a problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e éticos, à mente e à linguagem.

Geografia

A Geografia é a ciência que estuda o planeta como um todo, considerando a vegetação, relevo, solo, clima e outros aspectos. O geógrafo analisa, em geral, a relação que o homem estabelece com a natureza, assim como suas relações sociais e configuração política e econômica. O estudante de Geografia deve ter grande interesse pelos aspectos físicos e estruturais do planeta e da sociedade.

Para esse profissional, as possibilidades de atuação variam de acordo com o tipo de curso escolhido. Para os bacharéis, as oportunidades estão nos órgãos públicos ou instituições privadas que investem em pesquisa geográfica. No caso da licenciatura, o foco é a docência em diversos níveis acadêmicos como cursinhos, colégios e universidades.

História

A História é a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. Dentre as características de um estudante estão o fascínio pelo passado e o perfil investigativo. O historiador é o responsável pela pesquisa, análise e estudo do passado de diversas civilizações, povos e culturas. Os aspectos históricos de uma sociedade estão diretamente ligados a fatores políticos, econômicos e culturais.

O maior campo de atuação do profissional graduado em História é a carreira docente em escolas e universidades. No entanto, existem outras possibilidades como o trabalho em museus, centros de pesquisa ou até mesmo na literatura. Um bom historiador domina bem sua língua nativa e possui boas habilidades em redação.

Psicologia

A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e comportamento; ao mesmo tempo é também uma profissão que se vale dessa ciência para auxiliar pessoas a lidarem com sua mente em diferentes aspectos da experiência: saúde, relacionamentos, trabalho e outros.

Para um psicólogo, é importante o respeito pelo próximo, ética, paciência e discrição. A grade do curso inclui fatores físicos, biológicos e sociais dos seres humanos, preparando o estudante para uma variedade de situações.

O mercado de trabalho do psicólogo é amplo e abrange hospitais, clínicas, universidades, centros de pesquisas, além de muitas empresas privadas e órgãos públicos que precisam contar com um profissional da psicologia para auxiliar sua equipe.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *