O Enem é um dos exames mais importantes para o ingresso programas de bolsas e vagas em universidades públicas, como Sisu, Fies, Prouni entre outros.

É através da nota do Enem que você conseguira inscrever-se nesses programas e entrar em uma das melhores universidades do país.

Veja no texto a seguir dicas de como estudar para o Enem:

como-estudar-para-o-enem

 

Dicas de como estudar para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada para verificar o domínio dos estudantes nas competências e habilidades para aquelas que concluíram o ensino médio.

 

Através dele os vestibulandos conseguem ingressar em universidades públicas e particulares que aderem em seus processos seletivos à nota do Enem. A prova do Enem é composta por quatro provas de multiplica escolha contendo 45 questões cada e uma redação dissertativo-argumentativa.

 

A prova do Enem possui é feita das matérias:

– Ciências Humanas e suas Tecnologias

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

– Matemática e suas Tecnologias

 

É com a nota do Enem que você poderá inscrever-se para o processo seletivo do Sisu, Prouni, Fies, entre outros. Mas como estudar para o Enem?

 

A aprovação neste vestibular dependerá do seu esforço, dedicação e principalmente a sua organização. É essencial que você monte um cronograma para dar inicio aos estudos para fazer um dos exames mais importantes que existe hoje no Brasil.

 

O planejamento é importante para que você estudar e aprender todos os conteúdos antes de chegar o dia da prova. Determine as matérias que você irá estudar e seus conteúdos. Em seguida tenha um lugar único, silencioso, bem iluminado, livre de distrações para que você consiga se concentrar totalmente aos seus estudos.

 

Ao montar o seu cronograma estabeleça horários, metas, e prazos. Isso te ajudará a não se perder durante o preparo para o Enem. Determine o horário de estudo de acordo com o período que você mais rende durante o dia, por exemplo, de manhã, tarde ou noite.

 

Não coloque metas que você não conseguirá cumprir, por exemplo, estudar 12 horas por dia, pode ser impossível para sua rotina. Essa dica de como estudar para o Enem é importante e deve ser seguida, pois você poderá prejudicar a sua saúde se exagerar nos estudos e deixar de lado a sua qualidade de vida.

 

Procure saber qual é o melhor tipo de aprendizagem para você se é o visual, auditivo, leitura/escrita, ou cinestésico. Ou seja, descubra se você consegue assimilar melhor o conteúdo estudado lendo, fazendo figuras e imagens, ou ouvindo aulas presenciais e vídeo-aulas.

 

Pois se você não tem habilidade de aprender lendo textos longos, insistir nesse tipo de aprendizagem fará com que você perca um tempo precioso para os seus estudos.

 

Evite estudar cansado e com fome, respeite o seu relógio biológico. Planeje suas horas de estudo de acordo com seus limites. Existem estudos que comprovam que a partir de certo nível de cansaço seu cérebro não conseguira mais assimilar conteúdos. Determine as suas horas de estudo fazendo intervalos para descanso e alimentação.

 

Procure fazer exercícios físicos durante os intervalos de tempo entre as suas tarefas. Praticar atividade física, melhora a qualidade de vida das pessoas, inibe a insônia e ajuda no controle da ansiedade. Praticar atividade física pelo menos 30 minutos por dia duas vezes por semana é uma dica de como estudar para o Enem.

 

como-estudar-para-o-enem-dicas

 

Outra dica é, tente relacionar os conteúdos que você aprende no seu dia a dia, matemática, historia geografia, física. Coloque em prática os conteúdos apesentados como teoria. Isso te ajudará a fixar os conteúdos com mais facilidade.

 

Seguindo as dicas apresentadas no texto, você conseguirá tirar uma boa nota no Enem, mas não basta apenas seguir as dicas é necessário que além de saber como estudar para o Enem você precisara se dedicar diariamente. O seu futuro depende da sua dedicação e empenho nos estudos.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *