dicas de músicas para manter o foco

Quantas vezes você já se pegou tentando estudar e manter o foco e a concentração simplesmente desaparece?

Realmente tem dias que o foco, simplesmente, não comparece e a tarefa de assimilar um conteúdo se torna uma verdadeira batalha.

Isso por que se você quer estudar em casa, na escola o em qualquer lugar que tenha mais pessoas, sabe que nem sempre é fácil se concentrar nas atividades, visto que o meio em que estamos influencia diretamente em nosso desempenho.

dicas de musicas para manter o foco

Justamente por isso que muitas pessoas recorrem à música como um artifício para camuflar o ruído do exterior e conseguir manter o foco na atividade pretendida.

O que a maioria dessas pessoas não sabe é que existe uma maneira correta para fazer isso e tornar a música uma aliada.

Isso porque, na verdade, nem todo o tipo de música é ideal para se ouvir, principalmente se você quer estudar e precisa de concentração.

Sendo assim, vamos ver a seguir algumas dicas para manter o foco e, até mesmo, ficar mais criativo, usando a música como uma aliada para manter o foco.

 

Entenda a influência da música para manter o foco

Com certeza você já reparou que a música que você escuta tem a capacidade de alterar o seu humor, não é mesmo?

Justamente por isso que certas trilhas sonoras, com letras mais tristes e melodias mais lentas, não são indicadas para quem, por exemplo, terminou um namoro.

É por isso também que músicas animadas são utilizadas em academias, afinal, elas realmente exercem influência.

Por isso, enquanto estamos ouvindo música, diferentes áreas do nosso cérebro são ativadas e essas regiões dependem da música escolhida.

Além disso, a música funciona para estimular quem realiza atividades repetitivas com baixo nível de exigência cognitiva.

 

Não exagere demais para não perder o foco

Vale lembrar que, por mais habilidoso e multidisciplinar que você seja, algumas áreas do cérebro sempre irão prestar atenção à letra, à melodia ou lembrar quando você ouviu a música pela primeira vez.

Sendo assim, se elas estão ocupadas fazendo isso, não estarão disponíveis para o estudo ou trabalho. Entretanto isso não quer dizer que você não possa utilizar a música para ajudar a manter o foco.

O segredo de tudo está em encontrar as músicas ideais e que, claro, também sejam do seu agrado.

Isso quer dizer, por exemplo, que se você for realizar atividades que exijam habilidades cognitivas, o melhor é optar por músicas instrumentais.

O mais interessante é que esse tipo de música ainda ajuda a estimular a criatividade, ideal para quando se precisa desenvolver uma atividade escrita.

Já quando escuta uma música com letra, o cérebro terá de processar essa informação e pode acabar se atrapalhando até mesmo para escrever um e-mail.

Outra dica importante é não escolher músicas com muitos altos e baixos, ou de vários ritmos diferentes. Isso porque o seu cérebro é uma máquina que está condicionada a prever o que está por vir.

Sendo assim quando existe muita variação musical, você acaba desviando a atenção do cérebro para algo que não vai ajudar e isso não ajuda a manter o foco.

Saiba também que as músicas mais animadas fazem você ter a impressão de que o tempo está passando mais lentamente, ao contrário de quando se escuta uma música mais lenta, com a qual temos a impressão de que o tempo passa mais rápido.

 

Lista de músicas para manter o foco

Veja uma lista dos estilos mais indicados para manter o foco:

Essa são apenas sugestões, mas nada melhor do que se conhecer e saber o que é mais eficiente para ajudar você a manter o foco. Boa sorte!

 

 

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *