como ir bem na redação do enem

Você sabia que é possível tirar 1000 na redação do enem seguindo algumas dicas que apresentamos no texto?

Além de treinar o tipo de texto dissertativo-argumentativo, basta seguir algumas dicas mostradas no texto, você conseguira 1000 na redação do enem.

Veja:


Como tirar 1000 na redação do enem?

 

Você sabe como tirar 1000 na redação do enem?

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) além de possuir quatro provas de múltiplas escolhas contendo 45 questões em cada, possui também uma redação.

 

 A redação deve ser escrita de acordo com o tema apresentado na prova do enem, e ser escrita de forma dissertativa-argumentativa.  Mas saber o tipo de texto que deve ser escrito e o seu tema não basta para que você saiba como tirar 1000 na redação do enem.

 

A redação cobra dos vestibulandos além do tema e a ripo de texto 5 competências que devem ser analisadas pelos corretores e que devem ser seguidas pelos vestibulando:

  1. Demonstrar domínio da Norma Culta da Língua Escrita
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade cultural.

Essas 5 competências devem ser seguidas para construir o texto dissertativo-argumentativo, os vestibulando que fogem dessas competências acabam zerando na redação do enem.

 

Além das competências, para tirar 1.000 da redação do enem é necessários que você esteja por dentro das atualidades e notícias que ocorreram no ano que você fará a redação do enem.

 

Escreva semanalmente outras redações, refaça os temas anteriores, e sempre que surgir um assunto novo na mídia escreva uma redação sobre ele de acordo com os padrões do enem.

 

Outra dica é fazer conexões entre disciplinas e treinar a intertextualidade nas redações. Citar autores, leituras, notícias recentes são um dos passos para que você saiba como tirar 100 na redação do enem.

 

E por último siga a estrutura que te ajudará a desenvolver o tema, evitando erros. Faça o texto com a seguinte estrutura:

 

– Introdução:

É o inicio do texto a apresentação do tema. Você deve colocar a ideia chave, o assunto da dissertação. A partir desse paragrafo é que se desenvolve o texto. Tente fazer algum paralelo do tema da redação com história ou alguma atualidade.

 

– Desenvolvimento:

Nesse paragrafo, podendo conter mais de um, você deverá fazer o desenvolvimento do tema dando uma sustentação á tese apresentada na introdução. E no desenvolvimento que você deve justificar demonstrar, provas as declarações feitas na introdução. Tente usar bastante teoria e intertextualidade, alguns alunos que tirar nota 1000 na redação do enem, utilizaram frases de filosofia e sociologia e encaixaram elas no contexto da redação. É no desenvolvimento do texto, que você mostrará e defenderá a sua tese.

 

– Conclusão:

E por ultimo, para você saber como tirar 1000 na redação do enem, na parte final do texto elabore com cuidado a sua conclusão.  Retome a ideia inicial, completando o circuito. A conclusão deve ser eito de forma que confirmem os aspectos desenvolvidos nos parágrafos anteriores.

 

dicas para ir bem na redação do enem

 


5 erros que devem ser evitados

Evite os erros que podem fazer com que a sua redação seja considerada como texto insuficiente e você tire nota zero. Ou que sua nota seja baixa.

  • Escrever menos que 8 linhas
  • Fugir do tema
  • Não atender ao tipo dissertativo-argumentativo
  • Desrespeitar os direitos humanos
  • Uso da linguagem oral no texto sem adequá-la a norma culta da língua.

 

Essas foram as dicas de como tirar 1000 da redação do enem. Estude os conteúdos exigidos na prova, mantenha-se informado sobre as atualidades, e evite os erros que poderão prejudicar a sua nota da redação.

Boa Sorte!

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *