Se você é estudante e vai participar o enem 2016, saiba que é muito importante o planejamento antes da prova.

Saber o que estudar, como é a prova, e montar um cronograma é um passo importante para garantir sucesso na prova.

Leia o texto com informações sobre o que estudar, como funciona a prova e como montar o seu cronograma para o enem 2016:

Enem 2016 - como funciona

 

Enem 2016 – Cronograma, o que estudar, como é a prova?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada para verificar o domínio dos estudantes nas competências e habilidades para aquelas que concluíram o ensino médio. Ele é composto por quatro provas de multiplica escolha contendo 45 questões cada e uma redação.

 

Como é a prova, e o que estudar?

A prova do enem 2016 é elaborada pelo Ministério da e Educação e são aplicadas em dois dias. O conteúdo da prova é dividido em:

 

– Prova com 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa prova traz questões das disciplinas de historia, geografia, filosofia e sociologia.

História: Crise do Sistema Feudal, Crise do sistema colonial no Brasil, sistema colonial das Américas inglesa e espanhola, Brasil de 1889 a 1930, Republica Nova, Politica, Revoluções Industriais, Guerras entre outros.

Geografia: Noções de Cartografia, Ambiente físico, população, agricultura, recursos naturais, questões ambientais, comércio, transporte, divisão regional brasileira, nova ordem mundial entre outros.

Filosofia e Sociologia: Movimentos Sociais, escola de frankurt e a indústria cultural, filósofos como Max Weber, Sócrates, Platão, Aristóteles, Hobbes, Locke, Rousseau entre outros. Politica, ética e moralidade. Cidadania, relações de fé, razão, entre outros.

 

– Prova com 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova é constituída por conteúdos de química, física e biologia.

Química: Química orgânica, química inorgânica, equilíbrio biomoléculas, polímeros, acidez, efeitos poluentes, entre outros.

Física: Cinemática, mecânica, vetores, hidrostática, gravitação, óptica, física moderna, termometria, dilatação, entre outros.

Biologia: Citologia, reprodução humana, embriologia, genética, evolução, ecologia, entre outros.

 

– Prova com 45 questões Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A prova tem questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Língua Portuguesa: Interpretação de texto, concordância, pronome, sintaxe, morfologia, entre outros.

Literatura: Texto poético, texto literário, estilos de épocas, poesia, modernismo, movimentos artísticos, obras de arte entre outros.

 

– Prova com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

Matemática: Interpretação de gráficos, geometria, estatística, álgebra, grandezas proporcionais, funções, trigonometria, números reais entre outros.

– Prova de Redação: Dominio da norma padrão da língua portuguesa, selecionar, relacionar, organizar, argumentar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, entre outros.


 

Além de estudar os conteúdos citados acima que costumam ser os que mais caem nas provas do enem. Para se preparar para o enem 2016 , a dica é que você refaça a prova de exames anteriores ao ano de 2016. Existe mais de uma prova disponível e isso ará com que você conheça a forma com que os conteúdos serão cobrados pelo enem 2016.

 

Mantenha-se informado e atualizado sobre as noticias no Brasil e no mundo todo. Leia jornais e noticias em sites diariamente, e faça resumos para que você consiga memorizar com mais facilidade.

 

Além de fazer resumos para te ajudar a memorizar atualidades, faça resumos também de outras matérias tanto humanas como as exatas. Fazer resumos de conteúdos em texto ou até mesmo de formulas, é um dos meios mais eficazes para memorizar os conteúdos aprendidos.

 

Além da memorização, é importante que você tenha prática e consiga fazer os exercícios. Por isso faça semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente simulados para saber quais são os conteúdos que você tem mais facilidade e os que você tem mais dificuldade, sabendo assim em qual conteúdo você deverá dedicar-se mais.

 

E por fim não se contente somente com o conteúdo que você aprendeu no ensino médio, cursinhos presencias ou online. Procure mais exercícios além dos fornecidos por eles. Assista vídeos, filmes, leia dicas, pratique exercícios que estimulem a produção de hormônios que facilitam a memorização e o desempenho durante as provas.

 

Para conseguir estudar os conteúdos e praticar monte um cronograma para que você consiga se organizar.

Cronograma

cronograma-para-estudar-para-o-enem

 

É importante que você tenha um cronograma que determine o número de horas que terá que estudar durante o dia e a semana, listando as atividades do dia a dia, como por exemplo, acordar, almoçar, fazer atividades físicas e outras.

Depois, determine o melhor horário de estudos, após as aulas, de dia ou de noite, e o tempo de duração. Divida o tempo determinado por você de acordo com numero de matérias que você deverá estudar e o tempo que você estudará cada uma.

É importante que você divida os conteúdos, de acordo com o tempo restante até o dia da prova, para atingir sua meta e estudar todas as matérias até o dia do enem 2016.

Siga rigorosamente o cronograma e não se esqueça de separar um dia para descanso e a pratica de exercícios físicos.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *