Você sabia que existem maneiras de melhorar a sua memorização para as provas?

Sabemos que para ir bem às provas é necessário aprender e memorizar os conteúdos aprendidos, por isso separamos 8 maneiras de melhorar a sua memorização para as provas.

Leia o texto e comece memorizar o conteúdo aprendido:

melhorar memorização e estudar para prova

8 maneiras de melhorar a sua memorização para as provas

Muitos estudantes procuram meios de desenvolver habilidades de memorização para conseguirem reter a maior quantidade de informações que eles consideram importante para as provas.

A memoria é uma das funções mais importantes e complexas do ser humano. O mau funcionamento desse órgão pode trazer prejuízos para os estudantes. Segundo estudos científicos lembramos apenas 10% daquilo que aprendemos. Os outros 90% são esquecidos rapidamente, ou seja, se você assistiu a uma aula, vai se recordar apenas de 10% do conteúdo, os 90% serão esquecidos conforme o tempo passa.

Para ajuda-los na difícil missão de memorizar os conteúdos aprendidos, separamos 8 maneiras de melhorar a sua memorização para as provas, para que você não perca o conteúdo aprendido, e consiga de sair bem nas provas.

1. Faça resumos e fichas

Fazer resumos fará com que você reveja o conteúdo mais de uma vez, e priorize os conceitos mais relevantes para a sua memorização. Os resumos podem ser feitos em forma de texto, figuras, gráficos, fichas entre outros.

Eles funcionam como uma revisão, ou seja, você aprende o conteúdo, depois acaba revendo novamente para tentar memoriza-lo.

2. Faça perguntas

Tente fazer perguntas do conteúdo aprendido. Após assistir alguma aula, ler um livro ou um texto a respeito do tema aprendido, crie e responda perguntas que você acredita serem mais relevantes e que poderão cair na prova. Isso fará com quem você entenda mais o conteúdo e memorize.

melhorar memorização para provas

3. Conecte as informações aprendidas

Ao conectar as informações aprendidas com outras já existentes, você estará criando uma linha de pensamento, onde um conteúdo estará ligado com outro. Por exemplo, nas matérias de História e Literatura é possível conecta-las. Pois são em momentos históricos que surgem os movimentos literários, artísticos entre outros.

Você irá memorizar o conteúdo mais facilmente.

4. Ensine os conteúdos aprendidos

Essa é a mais importante maneira de melhorar a sua memorização para as provas. Todo o conteúdo aprendido quando é ensinado para outras pessoas fará com que seu cérebro memorize com mais facilidade. Para ensinar é necessário que você aprenda e absorva o conteúdo.

Você pode ensinar outros colegas, fazer debates a respeito do assunto, escrever sobre ele e suas conclusões a respeito dele.

Tente fazer resumos pensando se você fosse ensinar para outra pessoa, quais as informações mais relevantes que você acha que cairia em uma prova? Ao trabalhar nesse resumo para ensinar para outras pessoas você estará automaticamente memorizando.

5. Conteúdos Visuais

Existem pessoas que tem mais facilidade em memorizar os conteúdos aprendidos não somente com resumos, além deles, é necessário algum conteúdo visual.

Por exemplo, se você está aprendendo biologia, o ideal é que você faça desenhos representando o que você está aprendendo. Desenhe as plantas, o corpo humano, coloque setas, troque de caneta intercalando cortes entre outros.

Essa é uma das maneiras de melhorara sua memorização para as provas.

6. Faça pausas

A capacidade de concentração do ser humano é pouca. Por isso indicamos que você faça pausa durante o estudo. Por exemplo, estude 45 minutos, e faça pausas de 10 minutos de intervalo, e em seguida volte a estudar. Se você estudar cansado começará a não absorver o conteúdo estudado.

7. Enfoque dentro do assunto

Você terá mais facilidade para memorizar os conteúdos que são do seu interesse. O que é mais difícil para você e te causa desconforto, fará com que você não consiga se concentrar. Procure dentro do conteúdo aprendido algo que você teve mais facilidade e foque nele.

8. Concentre-se

E por último escolha um lugar calmo, silencioso que você não seja interrompido. Para armazenar o conteúdo é necessário que você esteja concentrado, todas as maneiras de melhorar a sua memorização para as provas apresentadas anteriormente só vão trazer os resultados esperados se você estiver concentrado.

 

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *