É mesmo um grande passo ter que escolher um curso e uma carreira para seguir. Entretanto isso não é motivo para desespero e, se ajuda saber, a maioria dos estudantes enfrenta essa indecisão ao concluírem o Ensino Médio.

 

Levando tudo isso em consideração, veja algumas dicas que vão ajudar você, que ainda está indeciso, para que fique mais fácil tomar essa importante decisão.

 

Vamos lá?!

 

qual curso fazer

 

1- Dica para você que ainda está indeciso: saiba quais suas áreas de interesse

 

Qual a matéria que você ia melhor na escola? Qual disciplina ou assunto você mais se interessa? Você tem um melhor desempenho em matérias da área de exatas ou de humanas? Prefere matemática, biologia ou português? Essas perguntas ajudam a identificar as áreas que você tem mais interesse e que mais combinam com você.

 

2- Dica para você que ainda está indeciso: não subestime os testes vocacionais

 

Isso mesmo! Se o seu problema é indecisão ou insegurança, fazer um teste vocacional é uma excelente alternativa e traz ótimos resultados. Isso porque ele ajuda o aluno a entender qual é o curso que oferece uma melhor relação com a sua personalidade e habilidades.

 

Uma boa dica é procurar sites confiáveis e fazer tantos testes quanto seja necessário, sempre respondendo às perguntas com muita sinceridade. Se as dúvidas persistirem, você também pode pedir ajuda de um profissional e consultar um psicólogo.

 

3- Dica para você que ainda está indeciso: saiba mais sobre as profissões

 

Saber mais sobre a profissão, se ela oferece uma boa remuneração, se tem boas oportunidades de colocação no mercado e demais detalhes é muito importante para ajudar na decisão.

 

Pesquise também sobre as tarefas atribuídas aos graduados na área de interesse. Tudo isso irá ter um importante peso na sua decisão.

 

4- Dica para você que ainda está indeciso: converse com profissionais já formados

 

Nada melhor do que a experiência de quem já se formou e já tem experiência na sua área de interesse. Converse com profissionais que já trabalham na área e assim você já pode saber o que esperar ao ingressar nessa carreira profissional.

 

Esse é um passo muito importante para que você possa ter noção da rotina de trabalho, das tarefas a serem realizadas e demais detalhes para que você possa estabelecer se é isso que quer para a sua vida.

 

5- Dica para você que ainda está indeciso: sua vontade e seus objetivos devem ser prioridade

 

É muito comum que as pessoas próximas opinem sobre o que você deve escolher. Claro que conselhos são sempre bem-vindos, entretanto, eles não devem valer mais do que a sua vontade.

 

Lembre-se sempre que, independentemente a sua escolha profissional, as pessoas devem estar ao seu lado para apoiar e respeitar sua decisão.

 

6- Dica para você que ainda está indeciso: Conheça as grades curriculares

 

Uma boa dica é analisar a grade curricular dos cursos nos quais você tem interesse. Assim você pode saber mais sobre as matérias que os cursos oferecem o que é muito importante para você saber se está disposto a enfrentar o que está por vir quando ingressar na universidade.

 

7- Dica para você que ainda está indeciso: esteja tranquilo para escolher

 

Por fim, não pense no ensino superior como algo definitivo. Se você, de fato, ingressar em um curso que não gosta ou que não tem a ver com a sua personalidade, basta repensar a sua escolha.

 

Saiba ainda que muitas instituições oferecem opção de transferência de curso, no qual é possível fazer o aproveitamento de certas cadeiras ou matérias equivalentes.

 

Sendo assim, não se desespere com medo de fazer a escolha errada ou a pressão de escolher. Nunca é tarde para mudar de ideia e trocar de curso.

 

Além disso, caso você goste do curso escolhido mas ache que ele não é tudo o que você esperava, você ainda tem a opção de fazer uma pós-graduação mais voltada para a área de desejo.

 

Então, fique tranquilo e aproveite essas dicas para você que ainda está indeciso. Faça sua escolha e seja feliz!

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *