As últimas décadas foram definitivamente marcadas pelos inúmeros avanços tecnológicos, promovendo uma verdadeira revolução no mercado de trabalho.

Isso se acentuou ainda mais com a modernização dos sistemas de comunicação e o surgimento das redes sociais como Facebook, Instagram etc.

Hoje, profissões que seriam inimagináveis na época dos nossos pais e avós, começaram a ganhar imenso espaço. Quer saber quais são elas?

Social Media

Já parou para pensar qual a quantidade de profissionais das mais diversas áreas envolvidos na administração de páginas e perfis empresariais nas redes sociais?

Um dos mais importantes trata-se do social media, o profissional responsável por gerar conteúdos de textos, imagens e vídeos em redes sociais para empresas e pessoas com certo destaque, tais como artistas, palestrantes etc.

Um social media deve manter-se bastante atualizado quando às inovações tecnológicas e principalmente estar antenado quanto às maneiras mais eficazes para estabelecer uma comunicação atrativa com o público.

Entretanto, não basta gostar de acessar as redes sociais, é preciso conhecer como funcionam os mecanismos de mercado, estratégias de marketing e até mesmo o perfil psicológico do público-alvo.

Desenvolvedor de aplicativos

A exemplo do Uber, não é novidade que os aplicativos simbolizam grandes avanços e transformações para a sociedade como um todo, impactando também no surgimento de novas profissões.

Uma delas consiste no desenvolvedor de aplicativos, responsável por criar, desenvolver e aprimorar aplicativos para celulares e tablets.

Para esta profissão, além de ser criativo e gostar de atividades ligadas à informática e tecnologia, é indispensável estar atento às tendências de mercado, buscando entregar serviços inovadores aos clientes.

Técnico em manutenção de drones

Os drones, ou seja, aqueles veículos aéreos não tripulados e totalmente controlados remotamente, são tidos como outro dos importantes avanços tecnológicos que estão gerando (e ainda irão gerar) novas profissões.

A principal delas é a de técnico em manutenção de drones, profissional indispensável para manter esses veículos em perfeito funcionamento.

Com uma demanda e aplicação cada vez mais elevada dos drones em diversas atividades, o mercado prevê um crescimento de cerca de 35% na fabricação, venda e treinamento para uso desses veículos.

Neste contexto, a atuação de um profissional com domínio nesta tecnologia será absolutamente indispensável para as empresas, tornando um dos ramos mais promissores e inovadores para os próximos anos.

Engenheiro eólico

Sem dúvida, um dos pilares quanto à preservação do meio ambiente está relacionado à geração de energias limpas.

Neste cenário, a fonte de energia eólica (obtida por meio do vento), consiste numa das grandes alternativas a serem aperfeiçoadas para as próximas décadas.

Com isso, a demanda por engenheiros eólicos tanto aqui no Brasil quanto em diversos outros países do mundo, tem crescido cada vez mais, sendo apontada como uma das novas profissões que estão obtendo cada vez mais visibilidade no mercado.

Especialista em SEO

A aplicação das chamadas técnicas de SEO – Search Enginer Optimization, transformou-se em algo vital para manter o bom posicionamento e visibilidade dos sites nos principais buscadores, como o Google, por exemplo.

Desse modo, o especialista em SEO atua com a elaboração de conteúdos escritos com base em palavras-chave e demais ferramentas que tem por objetivo colocar o site das empresas entre os principais resultados do Google, potencializando o número de visitantes e é claro, de clientes.

Em suma, as profissões do futuro estão relacionadas principalmente às áreas de:

  • Marketing digital;
  • Meio ambiente;
  • Tecnologia da informação;
  • Comunicação;
  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos (sobretudo os sustentáveis).

Vale lembrar que, para se destacar, é imprescindível que além de pleno conhecimento prático e teórico, os alunos e profissionais mantenham-se antenados quanto às principais tendências no mercado de trabalho e, acima de tudo, que busquem sua real vocação. Somente por meio disso será possível ter uma carreira brilhante e repleta de satisfação.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *