Chegou o momento de matricular o seu filho na escola e muitas perguntas rondam a sua cabeça, além de se preocupar com o ensino, há também muitos outros fatores que envolvem a escolha.

 

Entre elas o ambiente de ensino, professores, localização, período, cronograma escolar, qualidade, enfim, eis que chega a hora de uma escolha sábia, que requer informação, planejamento antecipado e muita discussão entre os envolvidos.

 

Os pais, familiares e porque não a própria criança, pois dependendo da idade ela pode opinar.

 

Neste post vamos escrever sobre o assunto para te ajudar a avaliar em um colégio quando for matricular seu filho.

 

o que avaliar em um colegio quando for matricular seu filho

 

O que avaliar em um colégio quando for matricular seu filho: Dicas.

  • Primeiro: Visitar as escolas de interesse é fundamental, peça para conversar com a diretora e na ocasião aproveite para tiras as suas dúvidas, pergunte tudo o que achar necessário para refletir sobre o que avaliar em um colégio quando for matricular seu filho, você também pode pedir para conhecer a professora que irá lecionar, caso você decida matricular o seu filho naquela escola. Procure por escolas que você tenha algum tipo de referência, seja por indicação de amigos, fama de um bom ensino, pela qualidade, ou agrade o ambiente, estrutura e também filosofia da escola.

 

  • O que avaliar em um colégio quando for matricular seu filho: há muitas perguntas a serem respondidas neste questionamento, inclusive se a criança ou o adolescente irá se sentir bem no ambiente escolar, pois o aluno gostar de onde estuda influencia no rendimento escolar.

 

  • Converse com outros pais que já conhecem, conheça a base de ensino da escola, qual a proposta é oferecida para o aluno, tanto no ensino como em outras atividades.

 

  • Veja se a escola propõe um ensino educacional que você se identifica, e já pratica em casa, como por exemplo, verifique quais atividades a escola proporciona, como: teatro, esporte, hortas, reciclagem, tipos de passeio, a escola é uma continuidade de seu lar, ela funciona como extensão aos valores e formação do indivíduo, mas lembre-se a escola é feita para ensinar, mas a “educação vem de casa”.

 

  • Localização, a escola é perto de sua casa ou de seu trabalho, pois é muito importante para facilitar o dia-a-dia.

 

  • A escola é comprometida com o que oferece? O que avaliar em um colégio quando for matricular seu filho, há muito o que pesquisar e o ideal é se antecipar, pelo menos um semestre antes da matrícula procure saber tudo que interessa para poder decidir melhor pela escola.

 

  • Antes de matricular um bebê procure saber sobre a rotina e os cuidados. Defina qual o melhor período, conheça as atividades lúdicas oferecidas e a segurança da instituição.

 

  • Se a criança já tiver pelo menos 5 anos, vale também uma conversa com o filho (a), procure ouvir o que a criança procura em uma escola, quais as atividades que ele mais se identifica, perceba se tem muitos amigos, observe as afinidades que ele tem, por exemplo, se a escola tem natação, e seu filho gostar de nadar, já um ponto a favor, se existem projetos como horta e ou reciclagem, pois é uma atividade muito atual e importante para os dias de hoje e da sociedade futura.

 

Quando for matricular seu filho em escolas públicas saiba que o ensino infantil é tem muitos problemas para encontrar vagas. As creches sofrem ainda mais com essa falta.

 

Visite com antecedência as creches mais próximas e cadastre a criança em listas de espera. A Defensoria Pública, o Ministério Público, assegura o direito de matricula, ou recorra ainda das Diretorias Regionais de Ensino, ou o Conselho Tutelar de sua região.

 

Caso o Conselho Tutelar não garanta a vaga da criança, procure um Promotor de Justiça da Infância e da Juventude.

 

Espero que este artigo ajude quando for matricular seu filho. Afinal escola é coisa séria!

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *