Os estudantes, quando em preparação para o vestibular, frequentemente precisam dividir seu tempo e atenção com outros acontecimentos da sua vida, o que pode prejudicar a eficácia de seus estudos. O melhor jeito de potencializar a sua preparação para os testes nem sempre é estudar mais. Confiram a seguir a nossa proposta com os 6 hábitos de estudo mais eficazes.

 

1.      Sua visão sobre os estudos

Boa parte dos estudantes têm o costume de ver os estudos apenas como uma obrigação, ao invés de uma possibilidade de aprendizado. A maneira como você vê suas ações são tão importantes quanto o próprio ato. Saber manter sua mente focada é fundamental para um estudo inteligente.

Dicas para manter sua mente focada durante estudos:

– Não deixe seus pensamentos irem em direções catastróficas. Você pode substituir um “Eu nunca vou conseguir estudar tudo isso a tempo, estou arruinado” por um “estou atrasado nos estudos, mas se eu continuar estudando ainda dá tempo de aprender boa parte da matéria”.

– Evite se comparar com os outros, isso não te ajudará de forma alguma.

– Pense sempre positivo! Nunca se esqueça das suas habilidades.

 

2.      O local de estudos

O ambiente que você escolhe para fazer seus estudos é muito relevante na eficiência desses. Um lugar que possa te oferecer distrações certamente não é uma boa escolha. Estudar no seu quarto pode ser uma má ideia quando você pode se distrair com a televisão ou a cama, por exemplo. O ideal é escolher um lugar silencioso, onde você tenha acesso fácil a apenas seus materiais de estudos. Uma boa cadeira e iluminação adequada também são muito importantes, já que dores na coluna e esforço visual também podem ser grandes distrações.

 

3.      Grupo de estudos

É importante estudar sozinho pois nem sempre você terá companhia para tal tarefa, além de que as leituras e reflexões silenciosas têm grande valor no aprendizado. Ainda assim, criar um grupo de estudos pode ser muito útil para revisar e discutir o conteúdo. O grupo deve funcionar melhor quando formado por poucas pessoas (3 ou 4 amigos) e quando todos têm objetivos em comum.

 

4.      Curso pré-vestibular

Ter professores que te ensinem e conduzam seus estudos pode facilitar (e muito) o processo de construção do conhecimento. Além disso, um curso pré-vestibular pode te oferecer uma estrutura adequada para o estudo, com biblioteca, sala de estudos e plantões tira-dúvidas com professores. Os estudos solitários são fundamentais para o sucesso nos vestibulares. Mas, aliados a um bom curso, os resultados serão potencializados.

 

5.      Pausas durante os estudos

Estudar durante muitas horas seguidas pode ser prejudicial para o aprendizado, além de tornar a atividade muito cansativa. O ideal é realizar pequenas pausas a cada 1 hora de estudo. Se você sente dores ou desconfortos quando sentado por muito tempo, tente alongar o corpo. Evite estudar durante muitas horas a fio; maiores cargas de estudo requerem pausas maiores.

 

6.      Faça outras atividades

Em época de vestibulares e provas, pode ser muito difícil dividir seu tempo entre estudos, amigos, família e até o próprio sono. Não adianta priorizar o estudo em detrimento dessas outras atividades fundamentais. Sem um mínimo de lazer e descanso adequado, estudar se tornará uma tarefa difícil e desagradável, assim, o rendimento de seus estudos cairá severamente. Não gaste todo o seu tempo estudando, passe um tempo com as pessoas de quem você gosta e fazendo coisas que te interessam.

 

 

 

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *