O Enem além de exigir o conteúdo das matérias estudadas pelos vestibulando durante o ensino médio, também exige que os estudantes consigam se concentrar para consiga fazer com tranquilidade e ter um bom rendimento durante as longas provas.

Para te ajudar nessa missão separamos dicas de preparação física para o Enem:

como se preparar fisicamente para a prova do enem

Preparação física para o enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) requer dos seus participantes além do conhecimento nos diversos conteúdos cobrados pelas provas, concentração e calma na hora do exame.

Para isso é necessário uma preparação física para que você consiga fazer a prova com tranquilidade e consiga colocar em prática as habilidades conquistadas durante o ano em que se preparou para as provas.

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio e as pessoas que vão usar a nota do enem para ingressar em uma faculdade.

Por ser uma prova extensa, e seu preparo exigir horas estudando livros, apostilas, frequentando aulas e fazendo simulados, normalmente a mente e o corpo ficam cansados, tensos e a seu rendimento começa a diminuir.

A preparação física para o Enem é importante para os estudantes e vestibulandos, pois alguns exercícios físicos diminuem o hormônio que causa a falta de memória e dificuldade de aprendizagem. A atividade física moderada poderá reduzir os níveis de estresse.

O cortisol, por exemplo, é um hormônio que em grande quantidade no sangue que pode causar dificuldade de aprendizado e falta de memória. Com a prática de exercício físico moderado é possível diminuir a quantidade deste hormônio no sangue, melhorando o aprendizado e a memória.

A preparação física para o Enem , requer exercícios de baixa intensidade, pois trazem mais disposição física e mental e melhorias em seus aspectos cognitivos como o pensamento, percepção, memoria, imaginação e linguagem.

como se preparar fisicamente para a prova do enem

Para conseguir tirar a nota esperada no Enem, é necessário além das horas diárias de estudo, que você tenha algum lazer, que poderá ser a pratica de exercícios físicos de baixa intensidade, como por exemplo, uma caminhada.

Durante uma caminhada o candidato poderá relaxar o corpo, produzindo um dos hormônios mais conhecidos como as endorfinas. Elas são substancias químicas analgésicas naturais que é produzida pelo corpo e é potencializada durante a prática de exercícios.

A endorfina ajudara ao estudante no alivio de dores e ainda no regulamento das emoções, dando prazer e bem-estar.

Além disso, a preparação física para o Enem pode trazer benefícios como a memorização, a resistência física, o aumento da concentração e regulamento  do sono, pois os estudantes muitas vezes por estarem ansiosos e apreensivos com o Enem acabam ficando com insônia e prejudicando seu desempenho durante as provas.

O ideal é que não se pratique somente quando estiverem próximas as provas, criar uma rotina diária junto com os dias de estudos é essencial para evitar que o corpo e a tensão cheguem a um ponto crítico.

Exercícios indicados para a preparação física para o Enem

O ideal para a preparação física para o Enem são exercícios de baixa intensidade, de no mínimo meia hora, para os estudantes. E eles devem ser práticos no mínimo duas vezes por semana.

Os exercícios indicados para a preparação física para o enem são:

  • Caminhada
  • Corrida
  • Lutas ( Jiu- jitsu, Muay thai, Judô entre outros)
  • Natação ou Hidroginástica
  • Bicicleta
  • Ioga e meditação
  • Entre outros

Além desses exercícios os alongamentos principalmente nas regiões que costumam serem prejudicadas durante a tensão das provas como o pescoço, ombros, costas, tornozelos e a respiração.

Esses exercícios físicos fazem bem para o coração, para os pulmões e as artérias, por isso não hesite em começar a pratica-los com orientação de profissionais da área. Pois a prática desses exercícios é essencial para que você consiga desenvolver as habilidades exigidas nas provas do Enem com tranquilidade e segurança.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *