Pode-se afirmar que nos dias atuais a internet é quem tem a vez, pois passamos a maior parte do tempo em frente ao computador, ou com nos celulares smartphones.

 

A verdade é que a maioria dos brasileiros passamos o tempo inteiro bombardeados de notícias virtuais! Seja na hora do trabalho, em casa ou na hora de estudar!

 

E a pergunta de hoje é: Tecnologia, ajuda ou atrapalha nos estudos? No post de hoje vamos abordar o tema, ficou curioso, leia o artigo até o fim.

 

Dizer com propriedade que a internet é uma vilã seria muito radical, mas pode-se de dizer que há uma certa desvantagem em tudo girar em torno da mesma.

 

tecnologia ajuda ou atrapalha nos estudos

 

Tecnologia, ajuda ou atrapalha nos estudos?

 

A internet em vários fatores é um assunto que gera polemica, mas como hoje em dia ela ganhou espaço em tudo o que nos rodeia, ela se faz necessária e além do mais, tudo está na internet.

 

Entre facilidades e agilidade, há também o outro lado “da moeda”, a falta por inteiração presencial, mas isso já é um outro assunto e também pode gerar muito comodismo e preguiça diante de quem está utilizando a rede e para qual finalidade.

 

Tecnologia, ajuda ou atrapalha nos estudos? Uma questão que divide opiniões.

 

Tem gente que é fã da internet e não consegue dar um passo sem estar conectado, e isso já tornou um vício. Porém durante muito tempo vivemos sem ela, e a pergunta que se faz é, será que são os tempos modernos ou estamos condicionados?

 

Existem pessoas que ainda desejam preservar algumas atividades como comprar um livro e colecionar, “sentir aquele cheiro de livro, papel, sabe?”, ao invés de baixar um livro e ter em mãos de uma maneira fria.

 

Neste exemplo temos os prós e os contras:

 

Prós: A leitura de um livro é mais real, a sensação de ter um livro nas mãos é outra, até mesmo a visibilidade do mesmo, já que no sol, alguns celulares e tabletes não possuem uma boa iluminação.

 

Contras: O livro pesa, pode molhar, amassar, e ocupar muito espaço. A tablete ou celular pode levar consigo muitos livros o que economiza espaço.

 

Tecnologia, ajuda ou atrapalha nos estudos? A quem diga que a internet comprometeu e muito na aprendizagem das pessoas e principalmente dessa geração. Mas porquê? Porque antes:

 

  • Quando você pesquisa em um livro você descobre um outro tipo de aprendizado, você identifica o formato, “tem o tato”, e já aprende o que é capa, índice, sinopse, como pesquisar e ainda encontrar vários tipos de bibliografias em diferentes tipos de livro.
  • Você também pode visitar uma biblioteca e porque não bater um papo com o bibliotecário e também sair um pouco enquanto estuda.
  • Interação: é muito importante interagir, trocar informações, e mesmo que você seja mais reservado e prefira estudar sozinho, ainda é uma ótima ideia ter momentos de relacionamento e o aprendizado pode ser ainda maior e aprimorar o seu conhecimento.
  • Ao estudar com um amigo ou grupo pode ganhar mais estimulo e ainda dividir conhecimento, ou seja, a troca de informações é muito válida, além de um ajudar ao outro, por exemplo se alguém for melhor, ou ter mais facilidade em uma determinada matéria passar para o outro.
  • Você também pode aproveitar e conhecer lugares e ainda fazer pesquisas sobre o tema: por exemplo, se estiver com um tempo e estiver estudando inglês, que tal ir a uma livraria especializada no assunto e procurar livros vídeos e um grupo para conversar no idioma?
  • Existem livrarias grandes que oferecem café, entretenimentos culturais que fazem do seu estudo um momento de lazer e agregam conhecimento e boas amizades.
  • Você fica muito limitado e pode se prejudicar porque outros alunos também podem recorrer a mesma pesquisa, você pode se tornar um aluno sem criatividade e desenvolver a preguiça e a acomodação prejudicando desenvolvimento escolar. Cuidado com a escrita, a linguagem virtual não é correta e muitas pessoas não estão sabendo escrever, por conta de se comunicarem apenas pela intenet.
  • Existem muito mais pessoas que preferem mesmo atualmente as aulas presenciais do que as virtuais, por conta do rendimento, relacionamento e interação, além da facilidade ser maior em aprender. Porém há quem consiga lidar com o método virtual tão bem quanto.
  • Manter o foco é mais difícil, já que você durante o estudo irá acessar outros sites, redes sociais, etc.

 

Se usada corretamente, com foco e disciplina a internet é uma ótima ferramenta para estudo, há diversos vídeos, canais no Youtube, e-books interessantes sobre o tema e são gratuitos.

 

E você, qual sua opinião? A tecnologia atrapalha ou ajuda nos estudos? Deixe seu comentário!

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *