Você sabia que cada pessoa possui um jeito de aprender?

Há pessoas que preferem textos, outras imagens, outras ouvir, e outras que se distraem com facilidade. Além de uma rotina, seguindo cronogramas de estudo é necessário que você aprenda da maneira que o conteúdo fique fixado na sua mente.

Leia o texto a seguir com dicas de como saber qual seu tipo de aprendizagem e tire o melhor proveito dos estudos.

qual os melhores tipos de aprendizagem

Saiba qual é o seu tipo de aprendizagem e tire o melhor proveito dos estudos

Algumas pessoas mesmo dedicando-se não conseguem atingir os resultados estabelecidos como metas. O desempenho esperado não alcançado pode ter como causa diversos fatores um deles é, estar estudando da forma errada.

Isso quer dizer que, cada pessoa possui um tipo de aprendizagem, a melhor forma que de acordo com seu perfil você conseguirá memorizar melhor e absorver melhor as informações de forma eu na pratica, você consiga executa-los.

Apesar do ser humano possuir capacidade de aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico (sentidos relacionados a movimentos) juntos e combinados, existe pessoas possui um que predomina mais e surte mais efeito. 

Descobrir qual é o seu tipo de aprendizagem fará com que você tire melhor proveito dos seus estudos. Por exemplo, se aprende melhor visualmente com figuras, cores entre outros.

Descobrir seu tipo de aprendizado é altamente eficaz para melhorar seu desempenho nos estudos, existem diversos sites que fazem testes e opinião de acordo com um questionário qual o seu tipo de aprendizagem.

Separamos aqui os quatro tipos e como eles funcionam para que você encontre o que mais se identifica:

tipos de aprendizagem - qual o seu?

Conheça os Tipos de Aprendizagem

1- Visual

Normalmente as pessoas que aprendem melhor com recursos visuais assimilam uma imagem imediatamente ao conteúdo aprendido. Elas não têm facilidade com textos escritos, e esquecem rapidamente o conteúdo que leram, possuem dificuldade em armazenar grande quantidade de informações.

Nesse caso assimile o conteúdo com imagens, gráficos, diagramas, vídeos e outros materiais de aprendizagem visual.

Aça resumos de textos fazendo desenhos, formas geográficas, usando canetas coloridas, isso poderá ajudar no aprendizado.

 

2- Auditiva

Os estudantes que tem como tipo de aprendizagem a auditiva, tem mais facilidade em aprender com sons.

Seja em aulas presenciais, vídeo aulas ou músicas, esse tipo de aprendizagem requer mais atenção dos estudantes, e menos desgaste como textos longos e muitas imagens.

Ler conteúdos, muitas vezes é uma difícil missão para esses estudantes. Repetir para si mesmo o que aprendeu, ler textos em voz alta, conversar com os amigos sobre os conteúdos são técnicas de aprendizado que ajudara no aprendizado.

 

3- Leitura/Escrita

São pessoas que aprendem melhor lendo ou escrevendo, normalmente costumam ler textos extensos e fazer resumos.

Conteúdos em textos, listas, livros, manuais não fazem com que eles sintam preguiça. Durante as aulas presenciais ou vídeos, costumam tomar notas, fazer anotações, observações, deixando tudo registrado de maneira escrita.

Os estudantes transformam informações visuais em informações escritas, pois essa é a forma que consegue assimilar melhor os conteúdos.

 

4- Cinestésico

No cinestésico, as pessoas que tem mais facilidade com esse tipo de aprendizagem possuem dificuldade em manter-se concentrado em uma função. É necessário que tenha prática e movimento para que ele não perca o interesse.

Eles costumam fazer anotações de acordo com o que aprendem para fixa-lo eles possuem a necessidade de executar, guiando-se pela experiência motora.

Ficam perdidos e se distraem quando existem muitos estímulos auditivos e visuais. Seu pensamento ocorre em um ritmo mais lento, e é necessário que se sinta livre para aprender.

Mude de posição enquanto estuda, faça exercícios práticos e de laboratórios, escreva, leia, fale, gesticule respeito do conteúdo que deverá ser aprendido. Prender-se a formas de aprendizagem que não fazem parte do seu perfil, fará com que você se canse.

 

Esses são os tipos de aprendizagem como os citados acima e tire o melhor proveito dos estudos. Além de uma rotina bem organizada, com cronograma a ser seguido e a sua dedicação, usando o seu tipo de aprendizagem de acordo com seu perfil fará com que você alcance bons resultados no seu desempenho.

Curso e Colégio Sigma há mais de 20 anos vem se consolidando como a maior referência em curso pré-vestibular de Londrina e agora também com ensino médio. É líder em aprovações nas mais diversas universidades públicas e privadas do país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *